9 dicas para o envio seguro de e-mail


Existem riscos significantes associados com a transmissão de dados confidencias ou informações pessoais via e-mail. É muito fácil para um atacante interceptar essas informações, principalmente em redes públicas como cyber-cafés ou aeroportos e, de posse desses dados, poderá causar sérios problemas para você ou sua empresa.
Antes de apresentar as 9 dicas para manter seu e-mailseguro, vamos conhecer primeiro quais são os riscos:

Roubo de dados
O envio de dados confidenciais por e-mail pode abrir um brecha para o roubo de informações, através da interceptação dos dados.

Atacantes
Existem pessoas experientes e com bastante tempo disponível para aguardar a melhor hora de agir e conseguir acesso aos seus dados, informações pessoais ou confidenciais e até mesmo planejar um ataque de engenharia social, fazendo com que você execute um software malicioso.

Funcionários
Os funcionários da empresa possuem acesso a informações sensíveis, tanto pessoais ou relacionados aos negócios. É muito importante que eles aprendam a manter seus e-mails seguros e quais são as melhores práticas de segurança para evitar o roubo de dados confidenciais.

Agora que você já conhece alguns riscos, seguem os 9 passos que você poderá aplicar em sua empresa para garantir o envio seguro de e-mails:

  1. Não envie mensagens pessoais através do e-mail da sua empresa;
  2. Não encaminhe e-mails da empresa com dados corporativos para seu e-mail pessoal;
  3. Nunca se esqueça, o seu e-mail não é privado e/ou inviolável;
  4. Antes de abrir um arquivo anexo, verifique com o remetente se ele realmente enviou o material;
  5. Muito cuidado ao clicar em links contidos no e-mail, na dúvida, não clique;
  6. Nunca envie dados sensíveis, como usuário e senhas por e-mail;
  7. Conheça as regras para o uso de e-mail da sua empresa;
  8. Nunca envie dados sensíveis em redes Wi-fi públicas;
  9. Utilize um certificado de e-mail e, se possível, criptografia;

Seguindo os passos acima é possível aumentar consideravelmente a segurança na troca de mensagens por e-mail e, se a sua empresa ainda não possui uma política para uso de e-mail, pense em implementá-la o mais rápido possível.


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